I Edição 

HZSE1331.JPG


A FERA visa propiciar espaços de encontro, reflexão e formação para fomentar a equidade de gênero no audiovisual e impulsionar a atuação técnica e criativa das mulheres no setor.
 
A primeira edição aconteceu presencialmente em Recife entre os dias 26 de novembro e 8 de dezembro de 2018 e deu oportunidade a 75 mulheres de se aperfeiçoarem na linguagem audiovisual, escolhendo entre cinco oficinas intensivas, ministradas por profissionais reconhecidas nacionalmente nas suas respectivas áreas.
 
Na primeira semana aconteceram as oficinas de direção, direção de fotografia e som direto, onde se formaram equipes de mulheres de cada oficina para realizar curtas coletivos. Na segunda semana aconteceram as oficinas de montagem (com a montagem dos curtas filmados na primeira semana) e de crítica cinematográfica. As oficinas foram teóricas e práticas, com a realização coletiva de 5 curtas de gêneros diferentes (documentário, ficção, experimental, híbrido – www.feraaudiovisual.com/videos), e no caso da oficina de crítica, a escrita de um texto coletivo, intitulado “Feracidades da imagem: notas para um pensamento crítico feminista sobre o cinema” (www.feraaudiovisual.com/textos).
 
Também ofertamos 3 masterclasses inclusive uma masterclass sobre com Norma Guevara, programadora do festival Films de Femmes de Créteil (França) e Maria Cardozo, idealizadora do Festival internacional de cinema de mulheres - FINCAR (Recife), 1 debate com a temática: "Cinema urgente: estratégias de existência do cinema como arte e resistência", e no encerramento a exibição pública dos filmes produzidos coletivamente durante as oficinas, e leitura do texto/manifesto escrito pela turma de Crítica cinematográfica, na cerimônia de encerramento do 20o FESTCINE no Cinema São Luiz.
 
Realizado pela Zumbayllu Mesmo Assim A Gente Faz e Tilovita Produções, e incentivado pelo Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura - FUNCULTURA, da Secult- PE/Fundarpe, o projeto também contou com diversas parcerias que tornaram possível esta edição memorável.
 

192 inscritas | 75 mulheres contempladas pelas oficinas | 5 oficinas teóricas e práticas | 3 masterclasses |

1 debate | 1 exibição | 1 exibição pública dos filmes produzidos coletivamente durante as oficinas, na cerimônia de encerramento do 20o FESTCINE no Cinema São Luiz | total de 250 participantes